Nível Superior e Técnico

Para estágio obrigatório as oportunidades deverão ser compatíveis com a área de formação do estudante e relacionadas ao contexto da profissão.

Nível Médio – Formação Regular
Nas oportunidades de estágio as atividades deverão ser laborais em sistema de rodízio, desenvolvendo no estudante o interesse e a preparação geral para o trabalho. Auxilia-o também a exercer sua cidadania e adaptar-se com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior, conforme preconiza a 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

estudantes

Perguntas

  • Como faço para me cadastrar?
  • Tenho que pagar para obter os serviços da Integrar?
  • Como devo proceder no preenchimento do campo “escolaridade”?
  • Quem pode ser estagiário?
  • O que é estágio?
  • Quais as vantagens de ser estagiário?
  • Como regularizar meu Estágio?
  • O que é Bolsa Auxílio?
  • O que é estagio não obrigatório?

Respostas

· Como faço para me cadastrar?
Todos os estudantes do ensino médio, técnico, superior ou superior tecnólogo podem se cadastrar na Integrar Estágios. Acesse www.integrarestagios.com.br, clique em “cadastre aqui seu currículo” e faça seu cadastro GRATUITO para concorrer as nossas oportunidades de estágio.

· Tenho que pagar para obter os serviços da Integrar?
Não. Nossos serviços são totalmente gratuitos para os estudantes e escolas.

· Como devo proceder no preenchimento do campo “escolaridade”?
Para que não haja problemas no preenchimento da escolaridade, é necessário que preencha: 1º. Instituição (ex. Universidade São Judas Tadeu, ou “Univers”); 2º. Curso (ex. Recursos Humanos, ou apenas o início da palavra: “Recurs”); 3º. Data de inicio dos estudos; 4º. Conclusão do curso (prevista ou realizada); 5º. Período (Manhã/Tarde/Noite/Integral). Lembre-se de usar sempre a acentuação correta nas palavras.

· Quem pode ser estagiário?
Podem ser admitidos como ESTAGIÁRIOS: estudantes regularmente matriculados em instituições públicas e privadas, com freqüência ativa, em cursos regulares em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

· O que é estágio?
Estágio é o aprendizado laboral, prático, social e cultural desenvolvido em situações reais de trabalho, proporcionado ao estudante por empresas públicas e/ou privadas, sob responsabilidade e coordenação da escola a que pertence, para o desenvolvimento de atividades relacionadas à sua área de formação.

· Quais as vantagens de ser estagiário?
Pode ser um eficiente instrumento para a formação de novos profissionais, possibilitando ao estudante:

· A aplicação prática da teoria aprendida na escola, permitindo maior assimilação das matérias curriculares;
· Avaliar o acerto da escolha profissional e/ou suprir eventuais deficiências na sua formação escolar;
· Atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho;
· Antecipar o desenvolvimento de atitudes/posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico à criatividade

· Como regularizar meu Estágio?
A empresa concedente da vaga deve ser informada da obrigatoriedade do cumprimento da legislação. LEI 11788/08 que regulamenta a presença do estudante como estagiário nas dependências da mesma. Basta comparecer a Integrar e nós daremos toda a orientação para você estudante e empresa.
Ou, pode também acessar nossa pagina no item Instituições de Ensino, e consultar a lei acima, lá você vai encontrar todas as informações que necessita.
Se preferir, será com grande interesse que a INTEGRAR poderá administrar seu estagio, basta comparecer em nosso Endereço com a seguinte documentação: CPF, R.G. informações escolares e comprovante de residência, para firmar seu Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Só inicie suas atividades em conformidade com a legislação. O TCE, é o documento legal que comprova o seu Estágio e lhe dá direito ao seguro contra acidentes pessoais.

· O que é Bolsa Auxílio?
É a quantia paga ao estagiário e tem por finalidade auxiliar o estagiário a cobrir parte dos seus gastos pessoais como despesas escolares, transporte, alimentação e outras decorrentes do Estágio.

· O que é estagio não obrigatório?
Estagio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acresida a carga horaria regular e obrigatória.